Crediflux: uma app que agiliza a tomada de decisão na atribuição de crédito

Formulário de pesquisa

Crediflux: uma app que agiliza a tomada de decisão na atribuição de crédito

Crediflux: uma app que agiliza a tomada de decisão na atribuição de crédito

Crediflux, uma solução que desmaterializa o processo de análise de risco na atribuição de crédito de forma personalizada e inovadora a nível mundial, surgiu durante a passagem de Daniel Silva pela Porto Business School. O projeto da Crediwise - a startup que desenvolveu o Crediflux - é um dos finalistas do Prémio NOS Inovação 2016. Daniel Silva, antigo aluno da Porto Business School e um dos fundadores do projeto, explicou-nos como nasceu o projeto.

COMO NASCEU O PROJETO CREDIFLUX?

[DS] Como coordenador de análise de risco de crédito na NORS foi-me dada a oportunidade de fazer o Executive Master [Pós-Graduação] em Análise Financeira na Porto Business School. Foi durante este programa e com a aquisição de novos conhecimentos, na NORS e no contacto com outras empresas do mercado, que surgiu a ideia de querer que a análise de crédito e análise de risco junto das empresas fosse mais profissional face ao que evidenciava, no dia-a-dia.

 

Queria criar algo que as pudesse [às empresas] auxiliar. E pensei em criar uma plataforma onde as empresas pudessem pedir algum tipo de auxílio em regime de outsourcing para a análise de crédito. Falei com os meus colegas, evoluímos o produto, ouvimos o mercado e percebemos que o que era preciso não era tanto uma plataforma em outsourcing, mas sim um software que apoiasse as empresas a organizarem a sua política de crédito, para que tivessem melhores níveis de eficiência e reduzissem os incobráveis.

 

APRESENTAM ESTA SOLUÇÃO COMO ÚNICA NO MUNDO. O QUE TEM DE DIFERENTE? COMO FUNCIONA?

Já existem ratings nas empresas e nos bancos já existem workflows, mas não existia nenhuma plataforma que agregasse, completamente, toda a informação que existe para a tomada de decisão e que permitisse ao analista dedicar 100% do seu tempo à análise e não à recolha de informação. Hoje em dia, nas empresas, cerca de 80% do tempo é dedicado à recolha de informações das diversas fontes. Quisemos mudar isto. O Crediflux veio mudar esta realidade. 

 

É uma app única no mundo, ao possibilitar às empresas criar um rating próprio. Nós [Crediwise] construímos, com o apoio do diretor do Executive Master [Pós-Graduação], o Professor José António Moreira, um histórico de rating que nos permite identificar quais os principais indicadores que penalizam o risco a uma empresa mas, ao mesmo tempo, - e aqui reside a inovação deste produto – introduzimos na construção do rating o histórico do cumprimento interno do cliente. Ou seja - eu, enquanto empresa, posso definir que o rácio de crescimento financeiro, das vendas e a antiguidade da empresa pese um determinado valor [o que até pode estar avaliado em tudo como muito bom] mas que, se internamente, algumas coisas não estiverem 100% alinhadas com a minha política de crédito [como por exemplo não estarem a cumprir com os prazos de pagamento], fará penalizar o risco da empresa.

 

A unicidade da Crediflux passa por isto -  ser uma plataforma que integra e reúne toda a informação e a coloca num workflow.

 

E TUDO DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA…

[DS] Sim. As empresas-alvo desta plataforma são empresas que, fruto da sua atividade comercial, necessitem de atribuir crédito aos seus clientes para uma relação normal de venda. Por exemplo, quando falamos de comércio de retalho, muitas vezes existe necessidade de fasear pagamentos, e para isso é normal ter uma linha de crédito que o cliente pode utilizar. O Crediflux dá resposta no processo de abertura de crédito e no seu acompanhamento, uma vez que procede a atualizações constantes e permite gerir tudo e garante que a resposta ao cliente seja muito rápida.

 

Hoje em dia é comum um comercial estar a negociar com um cliente, ter de preparar documentação que encaminha para esse cliente e ficar à espera alguns dias por uma resposta. Depois deste processo, o comercial tem ainda de aguardar autorização do departamento de risco da sua empresa para poder fechar o negócio. Com este software, o comercial pode , na própria reunião, ter acesso e reunir toda a documentação, efetuar o pedido de autorização ao departamento de risco e imediatamente ter uma resposta, positiva ou não, para aquela operação. Isto vem agilizar muito a parte comercial. É tudo muito mais simples e rápido. Um processo que poderia demorar dias pode ficar encerrado em minutos. E a decisão de atribuição de crédito é mais rápida e segura.

 

É UMA PLATAFORMA COM MUITO POTENCIAL E MUITO RECENTE, COMO ESTÁ A CORRER A SUA IMPLEMENTAÇÃO NO MERCADO?

[DS] Estamos a abordar várias empresas e já temos algumas adjudicações. Estamos também em processo de negociação avançado com algumas empresas filiais de multinacionais. Não é um processo fácil, porque o Crediflux atinge áreas-chave de uma organização, como o crédito e a remuneração e, no fundo, obriga a trazer as empresas para o mundo digital, rompendo com o que fazem diariamente, o que dificulta a implementação. Mas estamos a fazer um esforço para que as empresas entendam que o Crediflux é benéfico para todas as áreas envolvidas - a área comercial, porque consegue fechar mais depressa negócios e aumentar as vendas e o diretor financeiro, porque tem um "cockpit" que lhe permite controlar todas as decisões no momento, criar regras e saber que são cumpridas.

 

O EXECUTIVE MASTER  [PÓS-GRADUAÇÃO] EM ANÁLISE FINANCEIRA TEVE IMPACTO NESTA IDEIA? COMO?

[DS] Deu-me um know-how que me permitiu sair da minha zona de conforto e agilizar qualquer tipo de processos. A experiência foi muito boa. Foi exigente. Tive de conseguir conciliar a vida profissional e familiar com o programa mas, por outro lado, permitiu-me identificar competências que eu tinha, mas que ainda não tinha desenvolvido. Fazer tanto ao mesmo tempo exigiu que desse o máximo e me sentisse capaz de resolver os desafios, no dia-a-dia.

 

Os professores foram sempre colaborativos. Consegui adquirir conhecimentos e informação muito útil para a minha vida profissional e para este projeto, em particular. 

 

Claramente que o Daniel de hoje é um Daniel diferente.  O programa permitiu-me abrir um leque de skills que tiveram impacto, não só ao nível interpessoal, mas também profissional.